segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Precisamos da sua ajuda!

Caros amigos,

A Spaan necessita de doações dos seguintes medicamentos:

- DERSANI (ou similar)
- VDCLAIR (ou similar)

Entrega na sede da instituição, na Avenida Nonoai, 600, Porto Alegre (entrada pelos fundos)
Informações pelo telefone: (51) 3247-7400.

Agradecemos o apoio!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Spaan recebe presidente da Câmara Vereadores de Porto Alegre




Na manhã desta quinta-feira (25), a diretoria da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) recebeu a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereadora Sofia Cavedon, para um café da manhã junto com os idosos em homenagem aos 80 anos da instituição.


Estavam presentes no evento os vereadores Luis Brás, Carlos Todeschini, Dr. Thiago Duarte, Dr. Raul Torelly e o assessor Antoninho Germano, representando o vereador Alceu Brasinha.


Na ocasião, a presidente da Câmara fez uma visita às instalações da Spaan para verificar a realidade da casa e a necessidade de fortalecer ações que visam amparar os idosos, as entidades que realizam trabalho voluntário e que, como a Spaan, prestam assistência sem fins lucrativos.



Também prestigiaram a ação grandes parceiros da Spaan como a representante da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Raquel Ferreira, o ex-técnico da Seleção Brasileira Dunga, o gerente de Responsabilidade Social da Gerdau Clódis Xavier, Leonardo Zorato da Sefrin Advogados e os companheiros do Rotary Porto Alegre Norte.




Apresentação da cantora Leny Caldeira, que iniciou sua carreira nos anos 50 se apresentando em diversas rádios no Brasil, na extinta TV Tupi, realizou shows em Buenos Aires e Nova York, e que hoje reside na Spaan.



Apresentação do grupo de dança da Spaan, coordenado pela professora voluntária Juçara Laranjeira.


Histórico

A Spaan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Porto Alegre. Sua sede está localizada na Avenida Nonoai, n° 600, em Porto Alegre, onde residem cerca de 130 idosos. A idade média dos moradores é de 78 anos, tendo o mais idoso 101 anos.


São 70 funcionários atuando na Spaan e cerca de 150 voluntários auxiliando nas mais diversas atividades. A missão da instituição é prestar auxílio, serviço e assistência aos seus moradores, oferecendo atenção, cuidados e qualidade de vida para uma velhice digna. Para isso, a instituição conta com o apoio de empresas parceiras, voluntários e a comunidade, através de doações em dinheiro, roupas, medicamentos e alimentos, entre outros.




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Moradores da Spaan comemoram os 80 anos da casa

No último domingo (21), a Spaan comemorou 80 anos de história com uma animada confraternização. Foi oferecido um baile aos moradores com apresentações de dança e música tradicionalista. A confraternização obteve o apoio de voluntários que ajudaram na organização e no serviço das mesas.


O voluntário Alexandre e representantes do Piquete Vertente Missioneira animaram a tarde de domingo com um baile para os moradores da Spaan.




A voluntária Neusa França fez duas apresentações de dança e falou sobre a importância de cuidar da saúde, dando como exemplo a sua vitória sobre o câncer de mama.





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Estudantes promovem bingo para os moradores da Spaan

Na tarde da sexta-feira (19), os moradores da Spaan participaram de um animado bingo com distribuição de brindes, chá e salgadinhos organizado pelas escolas Rainha do Brasil, Nossa Senhora do Brasil e São Judas Tadeu.

A atividade acontece todos os meses e integra o projeto “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, o maior movimento de voluntariado jovem do Brasil promovido pela ONG Parceiros Voluntários. Participaram da ação 14 alunos da escola Rainha do Brasil, 14 da Nossa Senhora do Brasil e 22 da São Judas Tadeu.







União Cooks promove almoço em homenagem ao Dia dos Pais na Spaan

No último dia 13 de agosto, véspera do Dia dos Pais, os moradores da Spaan participaram de um almoço promovido e preparado pela confraria União Cooks em homenagem à data. O evento contou também com a apresentação do grupo de Patinação André Kasper.









quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Spaan recebe da CAA/RS agasalhos arrecadados na Campanha 2011


Após as arrecadações da edição 2011 da Campanha do Agasalho da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/RS, o presidente da entidade e coordenador nacional da CONCAD, Arnaldo Guimarães, realizou a entrega das roupas e mantimentos à Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), na última segunda-feira (01).

O presidente da Spaan, Antonio Augusto Thaddeu Bandeira, afirmou emocionado que iniciativas como a da CAA/RS são motivos para se acreditar na solidariedade: “a Caixa de Assistência presta um serviço de grande valia ao cuidar da saúde e assistência dos advogados. Ampliar sua atuação para atender às carências da sociedade, lembrando da Spaan é motivo de orgulho para nós”.

Ao afirmar que a Caixa de Assistência sempre ajuda a Spaan, o presidente de honra da entidade, Ederon Amaro Soares da Silva – que também foi presidente da CAA/RS de 1993/1997 –, apresentou a situação delicada em que a Spaan se encontra e agradeceu pelas doações. “Quero parabenizar a Caixa de Assistência pela iniciativa da campanha e falar que somos gratos por escolherem a Spaan para fazer a entrega dos agasalhos. Gostaria ainda de dizer que toda a doação é bem vinda”, destacou.




Crédito: Imprensa da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/RS.



Novos livros para a biblioteca da Spaan

No mês de agosto, a biblioteca da Spaan foi agraciada com uma doação do Banco de Livros, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, que integra o Sistema FIERGS. Os novos títulos já integram o acervo organizado pela funcionária da Spaan, a bibliotecária Maria Francisca Teodorowistch.

Esta importante colaboração ajudou a renovar e ampliar a biblioteca, que conta com publicações sobre diversos assuntos, como literatura brasileira, livros religiosos e espiritualistas, contos, psicologia, gibis, entre outros.

A biblioteca da Spaan está disponível para os moradores, funcionários, voluntários, parceiros e todas as pessoas que atuam na instituição.

A comunidade também pode ter acesso mediante a inscrição e o pagamento de um valor simbólico de R$3. O atendimento é realizado no turno da tarde.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Spaan recebe o Governador do Distrito 4680 do Rotary

Na manhã da última quarta-feira (10), a diretoria da Spaan recebeu o Governador do Distrito 4680 do Rotary Internacional, Sr. Valdir Bruxel e sua esposa Maria Helena, acompanhados pelo presidente do Rotary Club de Porto Alegre, Sr. Claudio Carvalho Mello, para uma visita às instalações da instituição. O encontro oportunizou mostrar o trabalho dos colaboradores da Spaan e apresentar os projetos e necessidades da casa.

Na ocasião, o Governador Distrital enfatizou a importância e a grandeza do trabalho social aqui realizado, e que por seus méritos, deve ser apoiado por todos os clubes de Rotary.



Presidente da Spaan Antônio Bandeira recepciona e dá as boas vindas ao Governador Valdir Bruxel (da esquerda para a direita, a segunda pessoa).


Diretoria apresentou questões importantes para a instituição.


A comitiva visitou as instalações da Spaan.


Lavanderia


No refeitório, o vice-presidente da Spaan Geraldo Sander fala sobre o programa de nutrição desenvolvido na instituição.

Governador do Distrito 4680, Valdir Bruxel, e os integrantes da diretoria da Spaan gestão 2011/2013.




terça-feira, 9 de agosto de 2011

SPAAN recebe doações no "Sábado Solidário"

No dia 06 de agosto, foi realizada a Campanha Sábado Solidário nos supermercados da rede WalMart (Nacional, BIG, Maxi e TodoDia). A ação é promovida pela Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul em diversas cidades sempre no primeiro sábado de cada mês, com a participação de voluntários que buscam a doação de alimentos não perecíveis.

Nesta edição, a Spaan foi beneficiada com a doação de 19 litros de leite, 800 gramas de leite em pó, 50 kg de arroz, 8 kg de feijão, 7 kg de açúcar, 5 kg de farinha de trigo, 2 kg de farinha de milho, 18 pacotes de massa, 5 pacotes de bolacha, 2 latas de óleo, 1 margarina, 1 pacote de aveia e 10 sabonetes. O diretor da SPAAN Valdemar dos Santos coordenou a participação dos voluntários na instituição na arrecadação dos donativos.

O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul foi o primeiro Banco de Alimentos criado no Brasil no ano de 2000, pelo conselho de Cidadania da FIERGS e mais onze entidades parceiras. Com o compromisso social de erradicar a fome no Estado, o Banco busca conscientizar e mobilizar a população, somando forças para arrecadar grandes volumes de doações. Desde a sua criação, já arrecadou e distribuiu mais de DOZE MILHÕES de quilos de alimentos.

São 15 Bancos de Alimentos integrados à Rede, que juntos arrecadam e distribuem 380 mil quilos de alimentos por mês, beneficiando 803 instituições no Estado. Somente em Porto Alegre, são assistidas 331 instituições de comunidades carentes, equivalente a 21.000 famílias, que recebem 200 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis todos os meses do ano.

Lembre-se!

O Sábado Solidário é o primeiro sábado do mês!

As doações são coletadas nos supermercados da rede WalMart
(Nacional, BIG, Maxi e TodoDia)

Participe!

Palestra reúne funcionários e voluntários da SPAAN




No dia 16 de junho, foi realizado encontro entre funcionários e voluntários da SPAAN com a participação da palestrante voluntária Carla Bueno, que abordou o tema “Todas as Pessoas Bem Atendidas”. O evento foi realizado na Capela da SPAAN.


Após a palestra, um grupo de voluntárias realizou uma apresentação de dança.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

55° Feirão da Spaan registra sucesso de público

Neste sábado (06), foi realizada a 55ª edição do tradicional Feirão Beneficente da Spaan que recebeu cerca de duas mil pessoas na sede da instituição. O evento acontece a cada dois meses e conta com adesão cada vez maior da comunidade.

São disponibilizados utensílios domésticos, roupas novas e usadas, calçados e produtos eletrônicos com preços a partir de R$1,00. As doações são recebidas por uma equipe de funcionários e voluntários da Spaan, que atuam na importante tarefa de selecionar e organizar o material, além de receber a comunidade no dia do Feirão.

Os produtos são divididos em quatro áreas: o feirão com itens a partir de R$1,00, brechó a partir de R$3,00, uma área de produtos diversos (móveis, eletrodomésticos, livros e revistas) e outra de itens novos (roupas, brinquedos e produtos diversos).

O dinheiro arrecadado com as vendas é revertido para a compra de alimentos, medicamentos e itens importantes para o bem estar e conforto dos idosos que residem na Spaan.


MARQUE NA SUA AGENDA!

PRÓXIMO FEIRÃO:
08 DE OUTUBRO (SÁBADO)

9h às 17h

Local: Sede da Spaan
Avenida Nonoai, 600 (entrada pelos fundos)
Bairro Nonoai, Porto Alegre/RS.

(Veja como chegar ao local)