terça-feira, 30 de abril de 2013

Festa de Aniversariantes do Mês teve convidados especiais.

Como já é tradicional em toda última sexta-feira de mês, no dia 26 de abril aconteceu no salão de festas da Spaan a festa de aniversariantes do mês homenageando todos os moradores e funcionários da casa que sopraram velinhas em abril.


A edição deste mês teve além dos bolos e salgadinhos doados e da hora do "Parabéns a você", um show muito especial de Dança do Ventre e Dança Cigana proporcionado pela Escola de Dança Universo das Divas.


Os idosos aproveitaram uma tarde animada com a bela apresentação dos três dançarinos que foram até a festa e deram um colorido todo especial à comemoração. Depois do show, houve uma confraternização e os moradores da casa foram reverenciados pelos convidados e se juntaram a eles na dança.




quarta-feira, 24 de abril de 2013

Uma saúde perfeita começa pela boca!

Alunos  da Escola Técnica de Saúde Bucal Klymus visitaram nesta manhã os moradores da Spaan. Além de trazer escovas de dentes e cremes dentais de presente para os vovôs e vovós, eles aproveitaram o momento para passar dicas sobre higiene bucal.



O encontro começou com uma palestra sobre a importância de escovar os dentes e a língua, em seguida os alunos liderados pela Professora Patrícia Bulgarelli ensinaram a forma correta de utilização do fio dental, e por fim, deram orientações sobre manutenção e higienização das dentaduras.


Os idosos agradeceram a visita e não esconderam seu contentamento com a atenção recebida. Onyra Baptista, moradora da Spaan, ficou muito feliz com a oportunidade de conversar com os visitantes, ela se sentiu o centro das atenções quando se viu cercada por seis alunas interessadas em suas histórias.


Segundo a Assitente Social da Spaan, Maria do Carmo Pagano, a parceria com a Klymus iniciou-se em 2002, e de lá pra cá, frequentemente a casa recebe a visita da escola, o que reforça entre os idosos a importância de se manter sempre uma higiene adequada da boca.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Machado de Assis e William Shakespeare também moram na Spaan

No Dia Mundial do Livro, a Spaan apresenta sua biblioteca.

São mais de 2.500 livros e o acervo está aberto à comunidade. Para se associar à nossa biblioteca, basta vir até a sede da Spaan com Documento de Identidade, Comprovante de Residência e fazer uma doação mínima de R$5,00.



A Bibliotecária Maria Francisca Teodorowitsch, responsável pela manutenção e organização dos livros, diz que há títulos sobre os mais variados assuntos, desde áreas do conhecimento como psicologia e sociologia, até literatura infanto-juvenil. "Temos livros para todos os gostos: dos clássicos da literatura universal aos recentes best sellers." 




A biblioteca atualmente aceita também doações para ampliar seu acervo. Pode ser livro de qualquer assunto, só não pode ser livro didático.


Ficou interessado? Faça uma visita! A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, na Av. Nonoai, 600, com entrada pela Rua Frederico Etzberger, 635.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Curso de Artesanato para os moradores da Spaan

Começou hoje o curso de artesanato voltado para os idosos que moram na Spaan. Uma iniciativa da equipe de assistência social da instituição em parceria com voluntárias.


O curso tem duração indeterminada e ocupará as tardes de sexta-feira em que não houver a festa dos aniversariantes do mês. Os alunos aprenderão diversas técnicas em materiais como madeira, tecido e EVA.

A estagiária de serviço social, Carmen Goulart, explica que cada mês será dedicado a um tipo de trabalho, mas que as vovós e vovôs que preferirem, podem levar para a aula outras modalidades que dominem, como tricô e crochê.

As aulas são regadas a pipoca, refrigerante, música e muita descontração, tudo proporcionado pelo grupo de voluntárias que há cerca de 20 anos produz artigos de artesanato para serem vendidos em bazares onde toda a renda é destinada à Spaan.


Os trabalhos realizados pelos alunos do curso também poderão ser apreciados e adquiridos nestes bazares.

O próximo bazar acontece entre 2 e 11 de maio na sede da Spaan e terá como temática o Dia das Mães. Venha conferir!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fortes e prontos para o inverno

A Spaan finalizou nesta segunda-feira a vacinação dos idosos contra a gripe AH1N1. As vacinas foram fornecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde através do Posto de Saúde da Nonoai, em Porto Alegre. A Enfermeira  responsável pelo controle e aplicação das doses, Carine Dalmolin, disse que as medidas de prevenção este ano foram mais abrangentes. "Além de vacinas para os 125 idosos residentes, foram aplicadas também doses nos funcionários da entidade, para reduzir ainda mais o risco de contágio."



Marlei dos Santos, moradora da Spaan, comentou sobre a vacinação. "Não doeu nada, e agora estou protegida para o inverno." E se depender dos esforços da equipe de enfermagem da entidade, a Spaan terá um inverno livre da gripe.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aula de Solidariedade

Catorze alunos da sexta série do Colégio Bom Jesus fizeram uma visita aos moradores da Spaan. Eles passaram a manhã conhecendo a casa e conversando com os idosos. As crianças trouxeram ainda  produtos de higiene para doação.




Segundo o Professor Márcio Cardoso e a inspetora de alunos Eugênia Rosa, que monitoravam o grupo, a excursão faz parte do projeto Virtudes e Atitudes, desenvolvido pelo Colégio. Após esta primeira experiência que os alunos tiveram com nossos vovôs e vovós, eles farão um trabalho em aula sobre a importância da cultura oral, conta o professor.




Nos próximos meses, os estudantes organizarão uma campanha de doação de roupas e alimentos não perecíveis para a Spaan. Ao final da campanha, as crianças voltarão à Spaan para entregar as doações e apresentar seus trabalhos sobre as conversas que tiveram com os moradores da casa.



terça-feira, 9 de abril de 2013

"Pés-de-valsa" da Spaan participam de baile no Clube dos Sargentos

Dez moradores da Spaan tiveram a oportunidade de visitar ontem o Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, onde aconteceu um baile da terceira idade.

Foram duas horas e meia de festa em que os idosos da Spaan puderam interagir com outros joviais senhores ao som de músicas nos mais variados ritmos.


Nossas garotas de mais de 60 anos capricharam na produção e nossos rapazes não ficaram para trás! Era pouco mais de 14h30 quando a kombi da Spaan partiu levando nossos animados dançarinos. Na volta, Irisolde Matte, moradora da casa, lembrou dos bailes de sua juventude. "Adoro ir ao Clube dos Sargentos. É muito chique! Parece os clubes que eu frequentava em Lajeado e aqui em Porto Alegre quando eu era mais nova." Contou Irisolde (a dir. na foto).

Esta excursão ao Clube acontece mensalmente, e é uma oportunidade dos nossos vovôs e vovós terem um pouco mais de contato com pessoas diferentes e com o lado de fora do asilo.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Feirão teve bom público e interação com os moradores da Spaan

O sábado de sol foi festivo na sede da Spaan. Com o tempo bom, a circulação de pessoas no primeiro Feirão de 2013 ficou acima do previsto.


Além do clima de tranquilidade e organização para fazer suas compras, as pessoas que estavam no evento tiveram a chance de ver a alegria dos idosos com as visitas recebidas por tanta gente, pois muitos deles circulavam pelas áreas onde ocorriam as vendas e interagiam com quem chegava. "Hoje é dia de casa cheia!", comentou animado Nélson Pires, morador da Spaan.


Conforme o Setor Financeiro da Spaan, mais de 1000 pessoas passaram pelo Feirão e foram realizadas em torno de 1700 vendas. Toda a renda do evento será destinada à compra de remédios e alimentos para os idosos da casa.

Veja os próximos eventos na sede da Spaan e Programe-se:

04/05 - Brechó de Maio
02 a 11/05 - Bazar de Artesanato do Dia das Mães

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma Páscoa mais doce

Você ajudou, e nossos vovôs e vovós puderam ter uma Páscoa mais doce este ano. Nesse Sábado de Aleluia, foram distribuídos os presentes doados à Spaan para comemorar a data.







Além de chocolates - normais e dietéticos para os que têm diabetes - , os idosos receberam blusas, saias e meias, que também foram doadas para cada um.




Queremos agradecer a todos que proporcionaram essa alegria na casa durante o feriado através desse belo gesto de doação que mudou o dia dos nossos idosos!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Feirão da Spaan: Suas moedas aqui valem muito!

Acontece neste sábado, 6 de abril, o primeiro feirão da Spaan em 2013. O Evento é aberto à comunidade, que pode adquirir a preços simbólicos os artigos que foram doados em excesso durante o ano. São postos à venda roupas, calçados, acessórios, utensílios domésticos, brinquedos, móveis e eletrodomésticos.





O Feirão ocorre a cada dois meses e é organizado com a ajuda de voluntários, que fazem a triagem dos produtos colocados à venda, garantindo que todos estejam em perfeito estado de funcionamento e conservação. Toda a renda do evento é utilizada na compra de alimentos e medicamentos para os moradores do asilo.



Esta é uma forma encontrada pela entidade para direcionar melhor as doações recebidas, uma vez que aproveita produtos que não seriam utilizados na casa, para gerar receita e suprir as necessidades dos moradores.

Serviço:
FEIRÃO DA SPAAN
Data: 6 de abril, das 9h às 16h
Local: Sede da Spaan, Avenida Nonoai, 600 ( entrada pelos fundos à Rua Frederico Etzberger, 635)
Informações: (51)3247 7400

Sobre a SPAAN

A Spaan é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1931 pelo Rotary Club. Atualmente cerca de 130 idosos vivem no asilo. A entidade realiza um trabalho dedicado a proporcionaruma velhice digna, com conforto, atenção e qualidaded e vida aos seus moradores. Para isso, precisa do apoio da comunidade e de empresas socialmente responsáveis através de doações.